Miniaturas em madeira e cortiça

Estas miniaturas foram executadas por Joaquim David Ferreira entre finais dos anos 80 e meados dos anos 90 do século XX. Joaquim foi trabalhador rural toda a vida, mas era “muito jeitoso para trabalhos de mãos”, segundo nos conta a sua viúva, Maria Custódia Ferreira. Quando se reformou, no final dos anos 80, Joaquim David dedicou-se à construção destas miniaturas. As ferramentas e os materiais empregues eram comprados; a madeira e a cortiça, Custódia apanhava na estrada, caídas dos camiões de transporte dessas matérias-primas. As miniaturas foram totalmente construídas por Joaquim, Custódia apenas ajudava em algumas pinturas que exigiam maior pormenor. O autor/construtor ter-se-á inspirado nas suas vivências, com especial incidência no seu trabalho, já que este conjunto é passível de ser subdividido em alguns conjuntos temáticos: cenas da vida rural, incluindo aspectos do trabalho, da habitação, da comensalidade e do lazer; cenas de carácter tauromáquico; aspetos da fauna, especificamente ornitologia.

Não trabalhava sob encomenda, nem as raras vendas destas miniaturas se traduziram num complemento à reforma, fazia-as para passar o tempo. Ainda participou num exposição na Praça da Liberdade, em Coruche, e, por diversas vezes, as exibiu à porta do Mercado Municipal.

Joaquim David Ferreira nasceu em 1925 e faleceu em 1997. Era seu desejo que estas miniaturas fossem do conhecimento público, pelo que no verão de 2008, a sua esposa Maria Custódia Ferreira as doou ao Museu Municipal.

Atualizado em 27-04-2020