Coleção de caixas de fósforos

Estas caixas de fósforos são uma pequena amostra da coleção reunida desde meados do século XX por José Maria Rebocho, também conhecido por Esgrifa.

José Maria Rebocho natural de Serpa, nascido em agosto de 1927, adotou Coruche como sua terra natal, onde foi membro fundador, em 1967, do “Corpo de Dadores Benévolos de Sangue de Coruche”.

Desde muito cedo iniciou a sua coleção de caixas de fósforos, pelo que os seus amigos e conhecidos, sabendo desta paixão, muito contribuíram para o seu enriquecimento, trazendo caixas de diversos pontos do país e do estrangeiro.

Assim, encontramos uma grande diversidade temática representada nestas caixas de fósforos, sendo possível criar conjuntos, nomeadamente: imagens tauromáquicas, museus, cidades, paisagens, imagens religiosas, fauna e flora, trajes tradicionais, faiança portuguesa, receitas culinárias, signos do zodíaco, cartas de tarot, cartas de jogo, marcas de tabaco, publicidade diversa, etc.

Desde o falecimento de José Rebocho, em 1995, a coleção ficou ao cuidado da sua viúva Aurora Rebocho que, temendo a sua progressiva degradação, contactou, em 2009, o Museu com o intuito de proceder à sua doação.

Atualizado em 27-04-2020