ANTECEDENTES

Desde o início que a constituição do Núcleo Tauromáquico foi pensado como um projecto integrado e contínuo. Seguindo o título e a ideia subjacente ao relatório Inventário do Património Tauromáquico de Coruche a investigação tem-se pautado por inventariar, registar, estudar e, finalmente, apresentar ao público o património tauromáquico do concelho. Dessa forma, a investigação consiste essencialmente na recolha de testemunhos de pessoas que têm algo para contar acerca deste património e que dele fazem parte; através de entrevistas são elaboradas histórias de vida, tendo como cenário principal Coruche. São estas histórias de vida - contadas na primeira pessoa -, no que elas têm de mais individual, mas também muito nas suas confluências e até nos desencontros, que vão esboçando a história da tauromaquia no concelho. Fundamentais também para este processo são os textos; neste caso é obrigatório sublinhar o contributo de Francisco Santos Silva, ao qual devemos grande parte da produção escrita sobre tauromaquia em Coruche e onde, obviamente, fomos estudar para construir esta exposição.

A recolha e inventariação de documentos gráficos, maioritariamente fotografias e cartazes, elementos fundamentais deste processo, permitem despertar memórias de acontecimentos já esquecidos que, de repente, são recuperados através de uma imagem; permitem também localizar, no espaço e no tempo, os percursos das pessoas quando, por exemplo, um cartaz nos revela uma data de alternativa. Os objectos materializam momentos fundamentais, como o troféu de uma temporada ou de uma corrida, mas também os quotidianos quando falamos de selas e estribos, das bandarilhas e dos capotes ou da tourinha.

É na intersecção de todos estes conjuntos de elementos a serem observados, interrogados e preservados que surge o conhecimento sobre eles próprios e sobre a história da tauromaquia em e de Coruche.

Todas as anteriores exposições, edições e colóquios em torno da tauromaquia ajudaram a solidificar a caminhada até à inauguração do Núcleo. Agora, no espaço emblemático que durante cerca de meio século albergou os CTT, surge o Núcleo Tauromáquico de Coruche.

Atualizado em 23-04-2021