Museu Municipal de Coruche reabre com exposição temporária do fotógrafo Armindo Cardoso

O Museu Municipal de Coruche entrou numa nova era de História e sustentabilidade com reabertura agendada para o passado dia 29 de junho. Após processo de requalificação e implementação de medidas de eficiência energética, o momento foi assinalado por um programa cultural dedicado, destacando-se a inauguração da exposição temporária "Armindo Cardoso, um fotógrafo humanista em Coruche" e a reabertura da exposição de longa duração "Coruche: o Céu, a Terra e os Homens". A homenagem ao fotógrafo e a Coruche está patente até 31 de dezembro, mostrando-nos um olhar ímpar sobre a vida e as tradições de Coruche, coligindo uma centena de fotografias selecionadas de um fundo com 25.600 imagens captadas de 1979 a 1989, e, posteriormente, em 2006.

No passado dia 29 de junho, o Museu Municipal de Coruche reabriu portas após processo de requalificação e implementação de medidas de eficiência energética. Iniciado a 1 de janeiro de 2022, o projeto teve um custo total de 479.365,35 euros, com apoio financeiro da União Europeia (FEDER) no valor de 144.168,68 euros. As intervenções no Museu Municipal ao nível da gestão inteligente de energia, a utilização de energias renováveis e a promoção da melhoria da eficiência energética foram fundamentais para modernizar a infraestrutura. As intervenções não só preservam a integridade do edifício, como incorporam tecnologias inovadoras que permitem reduzir em 42,2% o consumo anual de energia primária. Alinhando-se com as metas ambientais de Coruche na transição para uma economia de baixo carbono, a requalificação afirma o compromisso do Município com a sustentabilidade e com a revitalização deste importante espaço de preservação da memória e da cultura coruchense.

Com a conclusão da obra, o Museu celebra esta nova fase com um programa cultural dedicado, marcado pela reabertura da exposição de longa duração "Coruche: o Céu, a Terra e os Homens" e pela inauguração da exposição temporária "Armindo Cardoso, um fotógrafo humanista em Coruche". A exposição de longa duração foi enriquecida com novas tecnologias, incluindo um projeto 3D financiado pelo Alentejo 2020, assente na digitalização de peças significativas como a pedra de anel do século I d.C. com a efígie da deusa Minerva, que constitui o logótipo do Museu, e o ceptro medieval que atestava a representação do poder régio na comunidade, proporcionando uma nova forma de interação e estudo do património cultural. Adicionalmente, uma nova vitrina, financiada pelo programa ProMuseus, exibe o sino de 1287, o mais antigo de Portugal, numa estrutura que utiliza a matéria-prima autóctone da cortiça com dupla função: estética e de minimização da humidade como forma de preservação da importante peça. E se a exposição "Coruche: o Céu, a Terra e os Homens", inaugurada em 2014, torna a estar disponível ao público, guiando uma viagem pela História de Coruche, abordando temas como o sagrado, as tradições agrícolas e a biodiversidade do montado de sobro, o momento alto do dia residiu na inauguração da exposição temporária "Armindo Cardoso, um fotógrafo humanista em Coruche", na presença do autor, homem de muitas geografias que também fez a História de Coruche.

Nascido no Porto em 1943, Armindo Cardoso é reconhecido pelo seu olhar humanista, focado nas pessoas e nas suas histórias. A exposição, patente em Coruche até 31 de dezembro de 2024, reúne uma seleção das 25.600 imagens captadas durante a sua colaboração com o Município entre 1979 e 1989, e novamente em 2006. O fotógrafo documentou de forma singular as atividades autárquicas, a reforma agrária e os trabalhos agrícolas, destacando sempre os rostos e a vida das gentes. A exposição não é apenas uma homenagem ao homem e à obra, mas também um convite aos coruchenses para refletirem sobre a sua própria história e identidade. Considerando que «os espaços museológicos são centros de excelência de preservação da memória coletiva e de elevação do sentido identitário das comunidades», Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, estende o convite à participação dos coruchenses, «ajudando a interpretar tudo o que cada imagem de Armindo Cardoso nos pode dizer sobre nós próprios».

Não perca a oportunidade de visitar estas exposições!

• Endereço: Rua Júlio Maria de Sousa, 2100-192 Coruche
  • Horário de inverno: 09h30/13h00 e 14h30/17h00