O mar em... Coruche

Uma exposição que tratou a beleza e a biodiversidade da vida nos mares e ensinou-nos a olhar o território como um elemento dinâmico.

Depois da última grande subida do nível médio das águas do mar, ocorrida há 5000 anos, propusemos, com a exposição O mar em... Coruche, que o grande mar (que o atual estuário do Tejo constituía e de que também fazia parte o vale do Sorraia) regressasse a Coruche.

Procurou-se que o público participasse e refletisse sobre a biodiversidade da vida marinha e sobre a importância das mudanças climatéricas na vida da Terra.

Apesar do assoreamento que tornou impeditiva a chegada das marés a Coruche [mas não das gaivotas...!], ainda hoje, sempre que as cheias inundam esta planície aluvial, é possível obter uma imagem aproximada do que teria sido o vale do Sorraia quando fez parte do grande mar que é o actual estuário do Tejo.

Contou com a participação de Alexandre Drácio, mergulhámos na história da Terra, na história de Coruche e nas piscinas Municipais!

Newsletter 2011

Atualizado em 30-04-2020