Museologia 3D

O projeto que aqui apresentamos visa estabelecer uma nova forma de comunicar, descobrir e partilhar o património cultural do Museu Municipal de Coruche.

Integra peças do acervo incorporado e/ou integrado nas atuais exposições de longa duração.

Trata-se de um trabalho interdisciplinar onde as tecnologias desenvolvidas no domínio das ciências exatas são aplicadas aos bens culturais. O mesmo é dizer que os modelos virtuais 3D, de alta resolução, são obtidos pela digitalização de imagens 3D, feitas a partir de scanners, e pelo pós-processamento dos dados. O descritivo sumário das peças acompanha cada um dos ficheiros, dando indicação dos estudos publicados.

A vantagem dos modelos virtuais 3D, de alta resolução, é permitirem criar uma base de dados, quer no âmbito da investigação quer no da salvaguarda do património, que pode estar, ou vir a estar, em risco de dano ou de perda.

Este projeto também permite, se assim for equacionado, criar réplicas tangíveis, passíveis de serem tocadas e manuseadas pelo público, permitindo estabelecer uma nova relação entre o acervo e os públicos.

De momento continuamos a trabalhar a Modelação 3D, com ou sem animação, o holograma em contexto expositivo e os mini-holograma merchandising, que muito em breve irão ficar disponíveis na loja do Museu Municipal.

Atualizado em 09-06-2022