Caminhos de terra... construções em pedra: o megalitismo em Coruche

A exposição temporária Caminhos de terra… construções em pedra, realizada em parceria com o Museu Nacional de Arqueologia (MNA), esteve visitável entre agosto de 2009 e junho de 2012, no Museu Municipal de Coruche. Nela se apresentaram alguns dos materiais recolhidos no contexto das escavações realizadas pelo professor Manuel Heleno, entre os anos de 1931 e 1934, no concelho de Coruche.

No percurso da mesma puderam ser observados, pela primeira vez, uma série de objetos, testemunhos de um conjunto de rituais praticados pelas comunidades agropastoris que habitaram esta região entre o 5.º e o 3.º milénio a.n.e.

O uso de materiais multimédia no discurso expositivo permitiu ao visitante a exploração do megalitismo de Coruche no contexto paisagístico, bem como tomar contacto com o processo construtivo destes monumentos, fosse através do filme da Maqueta de Baião, uma maqueta didática com 120 figurinhas humanas que ilustrava as diferentes fases de construção de uma anta, ou do DVD de Menga que fazia a reconstrução arquitetónica e paleo-ambiental da necrópole megalítica de Antequera, situada em Málaga, na Andaluzia.

No último espaço expositivo, a recriação de sons emitidos a partir do Penedo do Medronheiro – uma formação natural tida, por Manuel Heleno, como santuário pré-histórico – teve como intenção levar o visitante a assumir o ambiente natural que envolvia os construtores de antas. Uma fusão de som e imagem que deixava ao visitante a liberdade de sentir.

Atualizado em 07-06-2020