Editorial


O Museu Municipal de Coruche (MMC) é um museu polinucleado e de território.

Está temporariamente encerrado o edifício sede, por motivo de empreitada de requalificação energética.

Os Núcleos temáticos mantêm-se visitáveis e as nossas coleções estão acessíveis no inwebonline, com objetivos de estudo, investigação ou outros.

Bienal de Artes - Percursos com Arte 2024

A 11.ª edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, programada para 19 de outubro a 3 de novembro, abre hoje concurso para residências artísticas a decorrer por todo o Concelho de 30 de setembro a 13 de outubro. As candidaturas estão abertas até 23 de junho nas áreas de Artes Visuais, Artes Performativas e Cruzamentos Disciplinares (Escultura/Instalação, Fotografia/Vídeo, Movimento/Performance, Pintura, Desenho, Land-Art, Arquitetura/Paisagismo, Som/Produção Musical). Vinculada ao tema “Território”, a edição de 2024 promove a descentralização das atividades, estabelecendo pontes entre artistas e comunidades locais em diversas localidades do Concelho. Com longa tradição de diálogo entre Arte e espaço público, a Bienal estimula a produção de obras que reflitam as singularidades do território, contribuindo para o enriquecimento cultural da região. As normas e os formulários de participação estão desde já disponíveis no site da Bienal.

 

Ler mais
Descobertas do projeto Ansor são exemplo de “Património Vivo” em tempo de Jornadas Europeias do Património

Em junho de 2023, ao longo de mais uma campanha arqueológica do projeto de investigação arqueológica Ansor (Antropização do Vale do Sorraia entre o 6.º e o 2.º milénio a.n.e.), uma equipa de 12 estudantes de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, liderada pelos Professores Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras), encontrou no sítio pré-histórico do Barranco do Farinheiro uma área habitacional que remonta à Idade do Bronze antiga (transição 3.º/2.º milénio a.n.e.).

 

Ler mais
Inventariação do Património Azulejar

O azulejo é considerado, por excelência, o elemento patrimonial identitário português, com múltiplos domínios históricos e artísticos. Coruche não passou ao lado dessa representatividade decorativa, com uma abrangência temporal e histórica desde as primeiras aplicações hispano-árabes (de importação) até à produção contemporânea, que marcam os revestimentos de fachadas e interiores de alguns dos edifícios do Concelho. Conheça o projeto que estamos a desenvolver, clicando AQUI.

Ler mais
Espaços públicos em horário de verão

No âmbito da execução da empreitada de implementação de medidas para a eficiência energética, o edifício do Museu Municipal transitou o seu espaço de receção para o Núcleo Tauromáquico.

A oferta expositiva mantém-se nos seus núcleos museológicos, agora em horário de verão - 10h30 às 13h e das 14h30 às 18h.

Acompanhe-nos neste Portal Web e na página do Facebook. 

Saiba AQUI as informações gerais. 

Ler mais