Início . Investigação . Arqueologia


Arqueologia 


alt 
Um sítio do Neolítico antigo no vale do Sorraia: Casas Novas (Coruche), in Rev. Portuguesa de Arqueologia


Conclui-se, em Setembro último, a segunda campanha/2011 das escavações arqueológicas no vale do Sorraia, no sítio das Casas Novas, em Coruche. Trata-se de um sítio inédito, datável da transição do 6.º para o 5.º milénio antes da nossa era, altura em que as primeiras sociedades camponesas se instalam em Coruche.

A intervenção de 2010, que decorreu entre os dias 4 de Julho e 1 de Agosto, foi indispensável para esclarecer aspectos desconhecidos do passado de Coruche. Fez-se, à semelhança do ano em curso, através do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) que iniciou, há já alguns anos, um programa de investigações designado pelo acrónimo ANSOR (A antropização do vale do Sorraia), dirigido pelo Prof. Doutor Victor S. Gonçalves, catedrático da Universidade de Lisboa, onde dirige o ensino da Arqueologia (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

As primeiras acções em Coruche reportam ao Cabeço do Pé da Erra, com resultados publicados na revista CLIO, e ao Monte da Barca, que integra o projecto Placa Nostra e tem para publicação uma memória sobre as placas de xisto gravadas e os báculos.

Os trabalhos decorrem, pelo segundo ano consecutivo, com a prestimosa autorização do proprietário do terreno e com o apoio da Câmara Municipal de Coruche.

                       
Casas Novas, um sítio do Neolítico antigo no vale do Sorraia, in Newsletter MMC, Agosto 2010



 


 

 

Actualizado em Terça, 25 Outubro 2011 13:53