Início

Tourinha

A tourinha é uma peça fundamental para a aprendizagem ou treino dos forcados, dos bandarilheiros, dos cavaleiros e dos matadores.
alt
 Almeida, Jayme Duarte de, “Enciclopédia Tauromáquica Ilustrada”, Lisboa, 1962, p. 638.


É geralmente constituída por uma cabeça artificial de toiro assente sobre uma roda de bicicleta e manejada por quem conhece a maneira de investir das reses bravas.

No treino dos bandarilheiros e matadores, para as várias sortes de capote e muleta, em que é indispensável a humilhação (quando o toiro se desloca com a cara rente ao chão), a tourinha é substituída por dois cornos ligados que, conduzidos por um indivíduo conhecedor, marcarão o que seria a trajectória da cabeça do toiro se realmente se estivesse toureando uma verdadeira rês brava.

                             Almeida, Jayme Duarte de, “Enciclopédia Tauromáquica Ilustrada”, Lisboa, 1962 (Texto adaptado)


Pela primeira vez o Museu apresenta como peça do bimestre um objecto que não pertence ao seu espólio. A escolha recaiu sobre a tourinha, objecto usado por todos aqueles que lidam com a arte do toureio.

Assim, durante os meses de Agosto e Setembro, damos a conhecer, na recepção do Museu Municipal, a tourinha, construída em 2007, para uso da Escola de Toureio de Coruche.
 

Actualizado em Quinta, 30 Setembro 2010 10:15