Miniaturas em cortiça

Henrique António José ou Henrique Barroso, como é conhecido, é natural de Carregais de Baixo, onde nasceu em 1935, sendo o sexto de oito irmão. Começou a trabalhar com sete anos como guardador de perus. Percorre o concelho de Coruche e também o Alto Alentejo, exercendo diferentes ofícios: carvoeiro, cozinheiro, aguadeiro, tarefeiro, ceifeiro. Mais tarde trabalhou com as enfardadeiras e nas debulhas; aprendeu a tirar cortiça e teve também o ofício de barbeiro.
As miniaturas em cortiça surgem na sua vida a partir de 1995.

Em 2002 esteve patente ao público no Museu Municipal a exposição temporária Miniaturas em cortiça. O imaginário de Henrique Barroso. As peças foram posteriormente incorporadas no acervo do Museu.
Esta exposição resultou de um esforço da CMC de preservar e divulgar o trabalho deste artesão. Durante o processo de recolha e classificação dos objectos foram também efectuadas imagens do processo de feitura destas miniaturas, bem como a história de vida desta artesão que permitiu melhor interpretar a(s) sua(s) obra(s).

Em actividades recente da CMC, a Feira Internacional da Cortiça (FICOR) e a Escola em Festa, parte desta colecção tem sido exibida ao público. Com o objectivo de complementar e, de certa forma, prolongar a visibilidade estes objectos o MMC expõem-nos agora no formato Peça do Bimestre.

alt               alt       alt

A padeira-cozinheira vizinha Gracinha           Barbeiro de S. Marcos              O trabalho e o descanso
Actualizado em Quinta, 30 Setembro 2010 10:10