Colecção de caixas de fósforos

alt      alt
Colecção de tauromaquia                                 Colecção de trajes regionais

Estas caixas de fósforos são uma pequena amostra da colecção reunida desde meados do século XX por José Maria Rebocho, também conhecido por Esgrifa.

José Maria Rebocho natural de Serpa, nascido em Agosto de 1927, adoptou Coruche como sua terra natal, onde foi membro fundador, em 1967, do “Corpo de Dadores Benévolos de Sangue de Coruche”.

Desde muito cedo iniciou a sua colecção de caixas de fósforos, pelo que os seus amigos e conhecidos, sabendo desta paixão, muito contribuíram para o seu enriquecimento, trazendo caixas de diversos pontos do país e do estrangeiro.

Assim, encontramos uma grande diversidade temática representada nestas caixas de fósforos, sendo possível criar conjuntos, nomeadamente: imagens tauromáquicas, museus, cidades, paisagens, imagens religiosas, fauna e flora, trajes tradicionais, faiança portuguesa, receitas culinárias, signos do zodíaco, cartas de tarot, cartas de jogo, marcas de tabaco, publicidade diversa, etc.

Desde o falecimento de José Rebocho, em 1995, a colecção ficou ao cuidado da sua viúva Aurora Rebocho que, temendo a sua progressiva degradação, contactou, em 2009, o Museu com o intuito de proceder à doação da colecção.
Actualizado em Quinta, 30 Setembro 2010 10:11